sexta-feira, 31 de agosto de 2012

HOMÍLIA DO VIGESIMO PRIMEIRO DOMINGO DO TEMPO COMUM


HOMÍLIA DO VIGESIMO PRIMEIRO DOMINGO DO TEMPO COMUM
Depois da entrada na terra prometida Josué reúne Israel e o desafia a uma decisão: “A quem quereis servir? Ao Senhor ou aos deuses de Canaã?” Na realidade a proposta é ou Deus ou is ídolos.  De pronto Israel responde: Longe de nós abandonarmos o Senhor. Queremos servir ao Senhor. Resposta vigorosa que nem sempre corresponderá na prática Quantas vezes Israel se afastará do Senhor, mesmo reconhecendo que ele é o único Deus a maior parte não será fiel.
Mas como servir ao Senhor? Como segui-lo? Onde encontraremos as suas normas e diretrizes para bem segui-lo? Aqui está a questão. Querer seguir ao senhor todos querem, mas infelizmente cada um a seu jeito.
Quando batizados também nos foi proposto o seguimento do Senhor. Ali eram os nossos pais quem deram a resposta. Mas em cada liturgia, na recitação da profissão de fé testemunhamos a nossa opção em seguir ao Senhor. Não queremos ficar longe do Senhor. Porém, muitas vezes a sua linguagem é dura e como os discípulos do Evangelho nos afastamos dele, ou então, pior ainda construímos um evangelho partindo de nossas ideias e atitudes. Criamos na realidade um ídolo que não pode nos questionar. E ficamos muito satisfeitos.
Somos neste domingo chamados a refletir que não basta escolher Deus uma vez na vida, mas que é preciso renovar cada dia essa escolha, recordando que é impossível servir a Deus e ao mundo.
Ao concluir o discurso sobre o pão da vida também Jesus impõe uma escolha: segui-lo aceitando o mistério da eucaristia, ou separar-se dele. As palavras de Jesus escandalizam não somente os judeus, mas também os seguidores de Jesus. Porém o Senhor não cede pelo contrário adverte a necessidade da fé. Esta fé que nos é oferecida como dom no batismo.
Para seguir Jesus é necessária a fé. Crer em tudo aquilo que Deus nos propõe. Como é difícil caminhar na obediência da fé, principalmente para o homem moderno. Obedecer na fé é submeter-se livremente à palavra escutada, por a sua verdade ser garantida por Deus, que é a própria verdade. Não há outro meio para seguir Jesus. O papa Bento XVI afirma que “A PORTA DA FÉ, que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja, está sempre aberta para nós. É possível cruzar este limiar, quando a Palavra de Deus é anunciada e o coração se deixa plasmar pela graça que transforma. Atravessar esta porta implica embrenhar-se num caminho que dura à vida inteira”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário