terça-feira, 14 de agosto de 2012

HOMÍLIA DO DECIMO SETIMO DOMINGO COMUM


HOMÍLIA DO DECIMO SETIMO DOMINGO COMUM

O tema da liturgia de hoje é a providência que é o cuidado de Deus por todas as suas criaturas, o Deus que nos criou também nos conserva e sustenta. Esta providencia de Deus acontece de modo concreto e direto, o Senhor cuida de tudo, desde as mínimas coisas até os grandes acontecimentos do mundo e da história. 
Na primeira leitura escutamos a história da multiplicação dos pães feita pelo profeta Eliseu. Deus providencia o necessário para o seu povo. Este haverá de satisfazer a sua fome e ainda sobrará. 
No evangelho, antes da Páscoa, Jesus realiza o milagre dos pães, prefigurando a Eucaristia. Este evangelho está em continuação com o evangelho de domingo passado. Depois de saciar a fome espiritual Jesus satisfaz a fome material.
Com a multiplicação dos pães Jesus ensina aos seus discípulos a confiar nele perante as dificuldades que encontrarão em suas vidas. Principalmente no trabalho do apostolado. Devem usar os meios que tiverem ainda que sejam insuficientes, como neste caso o era os cinco pães e os dois peixes. Jesus entrará com o que falta. Na vida cristã devemos por a disposição do Senhor o que temos ainda que seja pouco confiando que o que está faltando o Senhor completará.
Quando Santa Tereza D’Avila começou a reforma do Carmelo e fundou o Mosteiro de São José não tinha nenhuma condição financeira, as dificuldades eram imensas, por isso, ela pensou em desanimar, mas um dia enquanto comungava Jesus lhe disse: “Já te falei que comeces como puderes. Ó cobiça do gênero humano que até a terra pensas que te há de faltar! Quantas vezes dormi no relento por não ter onde me abrigar!” E a santa por ter confiado em Deus conseguiu obter êxito na sua missão. Tenhamos, pois fé sem permitir que o desalento nos domine. Comecemos a trabalhar que o Senhor estará pronto para nos socorrer. 
Neste milagre há uma prefiguração da Eucaristia. A eucaristia faz com que os cristãos de todos os tempos formem um só corpo.  Igreja é o corpo de Cristo presente neste mundo. Quando comungamos recebemos o corpo de Cristo.
Por isso Santo Agostinho dizia: Se receberdes a eucaristia diariamente, vocês são o que haveis recebido. Um único corpo e um único pão. Eis a maneira como exponho este sacramento da mesa do Senhor: Sendo muitos somos um único corpo, um único pão.  Neste pão percebeis a importância de como deveis amar a unidade. Por acaso, este pão foi elaborado de um único grão? Não eram muitos os grãos

Nenhum comentário:

Postar um comentário