domingo, 16 de setembro de 2012

HOMÍLIA DO VIGESIMO SEGUNDO DOMINGO DO TEMPO COMUM


HOMÍLIA DO VIGESIMO SEGUNDO DOMINGO DO TEMPO COMUM
A escuta e a vivencia da palavra são os temas fundamentais na liturgia de hoje. Desde a criação do homem que Deus lhes proclamou uma palavra. É a mesma Palavra que criou o homem e o sustenta.
Esta palavra tem a função de orientar a vida do ser humano. A vocação do homem se realiza na medida em que ele obedece a esta Palavra.
A primeira leitura apresenta à fidelidade a lei como condição essencial para a aliança com Deus e como resposta ao seu amor que o fez aproximar-se tanto do seu povo. A observância da lei de Deus dignifica o homem fazendo participante da sabedoria divina.
Na segunda leitura Tiago diz: “Recebei com humildade a Palavra que em vós foi implantada”. Tiago põe como condição fundamental para aceitar a Palavra à virtude da humildade. Adão e Eva não escutaram a Palavra de Deus por que foram orgulhosos. O orgulho é a origem d de todo pecado.
Receber a palavra abrange todas as formas com os quais podemos entrar em contato com a Palavra de Deus: escuta da palavra na missa, círculos bíblicos, leitura da Bíblia em casa. Este é o primeiro contato. Depois precisamos olhar a nossa vida no espelho da Palavra. Para isso é preciso à humildade. A Palavra deve questionar a minha vida.
Aqui encontramos Maria que soube ouvir a Palavra. “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segunda a sua Palavra”. O colocar-se como serva mostra a sua humildade na recepção da Palavra.
Porém, não basta ser apenas ouvintes ou olhar a minha vida no espelho da Palavra, é preciso sim, praticar a Palavra, pois aquele que escuta, que examina a sua vida descobrindo atitudes contrarias a Palavra e não muda de vida está enganando a si mesmo.
Engana-se a si mesmo aquele que se contentasse apenas com o conhecer os preceitos divinos sem se preocupar em traduzi-los em obras. Daqui podemos perceber que o ponto central da lei de Deus é o amor ao próximo.
Quando Deus fez o homem o colocou no jardim, mas por causa do pecado Deus o expulsou para o campo. O campo significa que nascemos em estado de pecado, afastados de Deus e por isso sem intimidade com a Palavra. Com o pecado o homem foi mudado para pior, segundo o corpo e a alma e, portanto, está inclinado para o mal. No coração esta toda a maldade e toda a impureza. É preciso purificar o coração e somente a leitura orante da Palavra de Deus é que pode realizar este milagre.
Sem a purificação do coração não pode existir observância da lei de Deus por que o que Ele deseja é libertar o homem das paixões e dos vícios para o tornar capaz de amar a Deus e a próximo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário