domingo, 16 de setembro de 2012

HOMILIA DO VIGESIMO TERCEIRO DOMINGO DO TEMPO COMUM


HOMILIA DO VIGESIMO TERCEIRO DOMINGO DO TEMPO COMUM
O primeiro de todos os mandamentos segundo os Padres do Deserto é “Escuta o Israel...”. Ouvir é condição para obedecer a Palavra. Também São Bento inicia a sua regra monástica dizendo: “Escuta filho, os conselhos do mestre...”.
Mas como os nossos primeiros pais escutaram outra palavra então o homem se tornou surdo à palavra do Senhor.  Por isso, com frequência a Sagrada Escritura descreve a situação do povo de Deus fechado à Palavra, como tendo-se tornado surdo e mudo e assegura que a desobediência a Palavra torna os lábios e os ouvidos inúteis.
Por outro lado, as Escrituras afirmam que a iniciação a fé é como se fossemos curados da nossa surdez e do nosso mutismo. A fé ilumina os nossos olhos e cura a nossa surdez. Quando voltam a obedecer à palavra então as línguas se soltam e proclama-se a glória do Senhor. Isso significa que a nossa fé se apoia totalmente na escuta da Palavra de Deus e em sua vivência. A fé realmente vivida torna o homem atento escuta da palavra de Deus.
Na primeira leitura o profeta anuncia a libertação do povo de sua cegueira e de sua surdez. O próprio Deus vem ao encontro do seu povo e o ergue da situação de miséria espiritual em que se encontravam. O profeta anuncia a esperança.
A profecia da primeira leitura se realiza em Jesus Cristo. Jesus é aquele que vem para nos salvar. No evangelho Ele abre os ouvidos e solta a língua de um surdo-mudo. Nessa cura que Jesus realizou podemos ver uma imagem da sua ação nas almas: a cura que vem pelos sacramentos livra o homem do pecado, abre-lhe os ouvidos para que escute a Palavra de Deus e o faz soltar a língua para que proclame as maravilhas do Senhor. Santo Agostinho dizia: “que a língua de quem está unido a Deus falará sempre do que é bom, consolará os que choram e anuncia o amor de Cristo”.
O pecado original tornou surdo os ouvidos interiores. A surdez da alma é pior do que a do corpo, pois não há pior surdo do que aquele que não quer ouvir a Palavra de Deus. E são muitos os que têm os ouvidos fechados a Palavra, como também são muitos os que se vão endurecendo ante os apelos da graça.  Quantas vezes Cristo se põe em nosso caminho, mas muitas vezes o murmúrio do mundo não nos permite escutar a voz do Senhor. Com muita sabedoria afirma a Imitação de Cristo: “Muitos escutam o mundo de preferência a Deus; mais facilmente seguem a voz do mundo do que a vontade de Deus. Promete o mundo coisas temporais e sem valor e é servido com grande empenho, Deus promete bens soberanos e eternos e os corações dos homens são insensíveis a sua voz”

Nenhum comentário:

Postar um comentário