domingo, 29 de abril de 2012

HOMÍLIA DO QUARTO DOMINGO DA PASCOA – ANO B

HOMÍLIA DO QUARTO DOMINGO DA PASCOA – ANO B

            Hoje a liturgia apresenta Jesus como o bom pastor. O bom pastor é aquele que se entrega aos inimigos e a morte para que as suas ovelhas tenham a vida. É o gesto espontâneo do amor de Cristo pelos homens.
            Neste mistério de misericórdia infinita, o amor de Jesus une-se e se confunde com o do Pai. Foi o Pai quem o enviou para que os homens tenham nele o Pastor que os guarde e lhes assegure a verdadeira vida. Tal amor o Pai o deu no Filho que com seu sacrifício libertou os homens do pecado e lhes tornou filhos de Deus.
            Todos os homens são chamados a fazer parte da única família que tem Deus por Pai, de um único rebanho que tem a Cristo por pastor. Esta família é a Igreja católica, apostólica romana, cuja pedra fundamental é Jesus. Jesus é o sustentáculo da Igreja. O padre, os bispos, o papa só são pastores devida a sua união com o único pastor.
            Cristo bom pastor, Cristo pedra angular são duas figuras da única realidade: é ele a única esperança de salvação. Só há uma salvação fazer parte do único rebanho de Cristo.
            Daí a necessidade de todos os homens de pertencerem à única Igreja regida por Cristo, ao único rebanho por ele governado: Tenho ainda outras ovelhas que não estão neste aprisco; e é preciso que eu as traga.
            Na realidade são inumeráveis as ovelhas que não estão neste aprisco ou as que pertenciam e enganadas por falsos pastores se afastaram. Mas Jesus diz que um dia estas ovelhas ouvirão a sua voz e todas o seguirão. Para isso é necessário que existam bons pastores dedicados à propagação do Evangelho. A Igreja precisa de pastores que se dediquem ao anúncio do Reino. Por isso devemos rezar para que o Senhor cumule a sua igreja com pastores segundo o seu coração.
            Mas também cada um de nós é responsável pela volta destas ovelhas desgarradas e podemos fazer isso com a oração, o sacrifício, com a pregação da Palavra. É necessário trazê-las de volta e assim se faça um só rebanho e um só pastor.
            Jesus conhece todas as suas ovelhas, mesmo aquelas que se dispersaram, aquelas que seguem falsos pastores. Todas são católicas, uma vez que foram batizadas na Igreja. Elas pertencem ao Senhor, mesmo que tenham se afastado, continuam sendo as suas ovelhas. Ai dos falsos pastores, fundadores de falsas igrejas, pregadores de falsas doutrinas, haverão de prestar contas de cada ovelha que conduziu ao inferno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário