sábado, 7 de abril de 2012

HOMÍLIA DO DOMINGO DE PASCOA

HOMÍLIA DO DOMINGO DE PASCOA

Com a celebração deste domingo chegamos ao coração do Tríduo Pascal. A Igreja caminhando neste mundo de trevas e percebendo que em si mesma existem situações de trevas proclama a ressurreição de Jesus, a vitória do Senhor sobre o pecado e a morte. Eis a Páscoa do Senhor... Não figura, não sombra, mas a verdadeira páscoa do Senhor.
Cristo saiu vitorioso da morte. Esta vitória primeiro que tudo é a vitória sobre a morte biológica. Esta perdeu todo o seu estigma de negatividade, agora ela foi  transformada em passagem, que deve conduzir o cristão transfigurado pelos sacramentos do batismo e da Eucaristia ao Reino de Deus, ao paraíso que o homem havia perdido por causa do pecado.
A vitória sobre a morte é também a vitoria sobre a morte espiritual. É a vitória sobre o inferno, é a certeza de que ninguém mais ficará separado de Deus, de que todos nós seremos mergulhados em seu amor.
São Gregório Nazianzo afirmava: “Hoje é a salvação para o mundo. Cristo ressuscitou dos mortos, levantai-vos com ele. Cristo saiu do túmulo: livrai-vos das cadeias do mal. As portas do inferno foram abertas e as prisões da morte foram destruídas. O velho Adão foi vencido, o novo Adão sai vitorioso. Uma nova criação nasce em Cristo. Renovai-vos”.
Já São João Crisóstomo dizia: “Que ninguém deplore seus pecados: o perdão se levantou do túmulo. Que ninguém tenha medo da morte a morte do Salvador nos libertou. Cristo matou a morte quando ela o tinha acorrentado. Destruiu o reino da morte quando morreu”.
Ó Páscoa divina que desces do céu a terra e da terra sobes aos céus! De todos és a alegria, honra, alimento, delicia. Por ti foram dissipadas as trevas da morte, a todos estendeu-se a vida, abriram-se as portas do céu. Mostrou-se Deus como o homem e o homem foi feito Deus por participação...
Por meio da ressurreição de Cristo encheu-se a grande sala das bodas, e todos agora trazem a veste nupcial. O Filho perdido voltou para a casa do Pai e este cheio de alegria matou o novilho gordo e vestiu o filho com a primeira veste.  De modo divino e espiritual, em todos brilha, no corpo e na alma, a luz da graça, alimentada pelo novo óleo: Cristo.
Suplicamos-vos, ó Senhor Deus, Cristo, Rei eterno dos espíritos, estendei as divinas mãos sobre a vossa Igreja, povo santo, sempre vosso! Defendei-o, guardai-o, conservai-o, e combatei todos os inimigos, derrotai-os, submetei-os...
Concedei que cantemos como Moisés o cântico da vitória, por que vossa é a glória e o poder dos séculos. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário