quarta-feira, 31 de outubro de 2012

HOMILIA DO TRIGESIMO DOMINGO DO TEMPO COMUM


HOMILIA DO TRIGESIMO DOMINGO DO TEMPO COMUM

            Na primeira leitura escutamos que Deus lembrou-se do seu povo e ele mesmo se torna o seu guia no caminho de volta para a terra prometida. A volta do povo do exílio, a cura do cego é uma figura da conversão interior, da saída das trevas para a luz.
            Depois de uma vida de cegueira espiritual pode o homem ser esclarecido pela luz divina e entrar no caminho reto que o leva até Deus. Embora o caminho da conversão seja difícil nos primeiros passos, Deus, como pai amoroso, vai ao encontro de sua criatura, conforta-a coma a graça, sustenta-a na luta, auxilia na caminhada.
            No Evangelho encontramos o mesmo tema sob o duplo aspecto da cura e da conversão a Cristo de um cego. Jesus saindo de Jericó, a palavra Jerico na Bíblia segundo Orígenes significa o mundo. Encontra um cego a beira do caminho que lhe suplica misericórdia. Nos atos dos Apóstolos a palavra caminho significa a Igreja. O homem está à margem da Igreja, está fora da Igreja, por isso está cego, pois está distante da luz que é Jesus. Percebendo que é Jesus que passa começa a gritar. Alguns querem que ele se cale, mas o cego insiste, sabe que em Jesus pode encontrar a salvação. O Senhor manda chamá-lo. Os que vão ao cego dizem: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama”.
             Jesus acolhe o pedido do cego e ilumina os seus olhos. Ele agora pode ver Jesus. Mas, não somente o vê, ele vai segui-lo. Santo Agostinho dirá: “A luz exterior que ilumina Bartimeu reflete a luz interior que o conduz a conversão. A fé lhe abriu os olhos. Conheceu Deus e o Filho de Deus humanado”.
            Na segunda leitura Cristo nos é apresentado como Sacerdote, designado pelo Pai em favor dos homens. Dirá Santa Catarina de Sena: “Impossível chegar a Deus sem passar por essa ponte, Jesus Cristo, que une a terra com o céu”.
            Cristo é aquele que passa em nossa vida. Passa através de tantas situações seja uma doença, uma dificuldade. Também para nós alguém diz: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama”.
            O Senhor nos chama, ele sabe de nossos problemas, da cegueira que se encontra em nossos corações. Tomemos cuidado para que Jesus passe por nós e não volte mais. Não podemos deixar que a graça passe como a água da chuva sobre a terra dura. Temos que fazer como este cego gritar para Jesus muitas vezes. Ele se volta para nós e pergunta que queres de Mim. Senhor que eu veja e seja iluminado pela tua infinita misericórdia.

Um comentário:

  1. Muito boa esta homilía. Jesus,vende em nosso auxílio e nos abre os olhos da fé e do coraçoês. Amen.

    ResponderExcluir