quarta-feira, 13 de junho de 2012

HOMÍLIA DO DECIMO DOMINGO DO TEMPO COMUM

HOMÍLIA DO DECIMO DOMINGO DO TEMPO COMUM
Ouvimos na primeira leitura a revolta do homem contra Deus. Este homem tão rico em dons não teria decidido por si só a se revoltar contra Deus. Deus era uma realidade tão soberana e perfeita que jamais o homem teria ousado desobedecer a seus preceitos se a tentação não tivesse vindo de fora.
Uma força exterior agiu no homem para pôr em ação as possibilidades do mal que já estava nele. A presença misteriosa emas real do tentador, de Satanás se faz sentir desde as primeiras paginas da Bíblia.
Satanás é um ser pessoal e invisível, mas cuja ação se manifesta pela atividade de outros seres ou pela tentação. Contudo o poder de Satanás não é infinito. Ele é uma criatura, poderosa pelo fato de ser espírito, mas não pode impedir a construção do Reino de Deus. Mas não esqueçamos que ele atua no mundo por ódio contra Deus e sua ação causa graves danos de natureza espiritual e de modo indireto até de natureza física para cada homem individual, mas também para a sociedade, porém esta ação é permitida pela natureza divina que assim educado o homem a buscar a proteção de Deus. Um inimigo que não devemos ignorar e nem desprezar.
Um padre do deserto um dia foi vender cestos na cidade. Chegando lá encontro sentado no muro da cidade um demônio. O padre entrou vendeu os seus cestos e quando foi saindo perguntou ao demônio por que ali na cidade onde tinha tanta gente só tinha um único demônio enquanto que no deserto existiam aos milhares. O demônio respondeu que na cidade todos já estavam dominados, enquanto que no deserto as pessoas não se rendiam ao poder do mal, pois rezavam continuamente. Por isso havia tantos demônios.
O cristão não deve ter medo do Demônio, pois em Cristo somos vitoriosos. Toda a vida pública de Jesus foi uma luta contra Satanás. Uma das principais ações de Jesus é expulsar os demônios. Jesus coloca as coisas no seu devido lugar! Nele trava-se o grande combate entre o bem e o mal, entre Deus e Satanás, o adversário da humanidade. Jesus é mais forte do que o príncipe dos demônios. Veio a este mundo para combatê-lo. Vence-o no deserto após o seu batismo; vence-o expulsando os demônios. É Ele o homem forte que guarda a casa. Tudo isso Ele o faz pelo Espírito Santo e não por algum espírito imundo.
Poderemos vencer Satanás colocando em prática a vontade de Deus. Os nossos primeiros pais foram derrotados por que ao invés de ouvir a Palavra de Deus escutaram a palavra da serpente. É imprescindível a escuta da palavra, o contato com a Palavra, é ela que nos cura e nos liberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário